“Os 10 Mandamentos de um Trabalho Bem Feito” – Parte 2

Primeiro vamos relembrar quais são os “10 Mandamentos”:

  1. Querer fazer
  2. Entender o que vai fazer
  3. Avaliar o todo
  4. Prestar atenção
  5. Planejar, criar, inovar
  6. Pesquisar, estudar, aprender
  7. Comunicar e compartilhar
  8. Ter Foco e objetividade
  9. Ter disciplina
  10. Revisar tudo, sempre

 

Vamos agora falar um pouco mais sobre os outros 8 ‘Mandamentos’:

 

  1. Avaliar o todo

Ter uma visão ampla do que vai fazer é o próximo passo. Entender se dispõe de todos os recursos para executar a atividade proposta, quais as consequências do que vai ser feito, qual a devida relevância do que será feito dentro de um “projeto ou contexto maior”. A maioria das coisas que fazemos no dia a dia encaixam-se nesta condição: fazem parte de “algo mais amplo”, e nem sempre nos damos conta disso. Compreenda isso e tudo o que for fazer ganhará um significado ainda maior.

 

  1. Prestar atenção

Por incrível que pareça, esta é uma das maiores dificuldades que já identifiquei nas pessoas para que façam algo bem feito. Muita gente não consegue seque ouvir o que outro está falando até o fim, já está ansioso para responder ou para sair fazendo alguma coisa. Não tem segredo: prestar atenção no que está ouvindo, no que vai falar, no que está fazendo, no ambiente, nas pessoas, no cenário, são etapas fundamentais para que todo o resto funcione bem.

 

  1. Planejar, criar, inovar

Bom, agora que você já tem todas as informações, sabe das expectativas dos envolvidos e dos recursos (e orçamento) disponíveis, é hora de planejar (falaremos mais sobre métodos simplificados de planejamento em breve, em outros posts). Mas este é também o momento de criar, propor inovações – enquanto seu trabalho ainda está no papel. Procure fazer um plano consistente do que é “básico”, essencial para atingir os objetivos e atender as expectativas das pessoas – mas tente ousar, propor alternativas e novas soluções. Tanto para planejar melhor e inovar, não pule o próximo “Mandamento”, o sexto da nossa lista.

 

  1. Pesquisar, estudar, aprender

Este sexto “mandamento” se mistura um pouco com o anterior. Para planejar, criar e inovar, é fundamental pesquisar, estudar, aprender o máximo que puder. Com tanta informação disponível atualmente, torna-se ainda mais necessário pesquisar sobre o assunto, para observar as diferentes opiniões e percepções, as diferentes versões sobre determinado acontecimento. Pesquisando mais, fica mais fácil ter ideais, inovar, e certamente seus planos ficarão mais consistentes.

 

  1. Comunicar e compartilhar

Uma comunicação eficaz com os envolvidos e interessados em determinado trabalho é umas das formas de garantir que as coisas funcionem. Faz muita diferença compartilhar o plano que será executado, conscientizar as pessoas sobre os objetivos e expectativas e deixar claras as condições e os recursos disponíveis.

 

  1. Ter Foco e objetividade

Pode não fazer sentido, mas muitas pessoas e empresas até chegam a fazer planos – mas têm muita dificuldade de executá-los, geralmente por simplesmente não seguí-los. Gosto muito de uma expressão em inglês: “Stick to the plan”, fácil de traduzir: “Siga o plano!”. Se fez um plano, siga. Avalie constantemente para saber se está no caminho certo; se não estiver corrija a tempo. Se estiver indo bem, melhore ainda mais. Por isso é tão importante ter um bom plano.

 

  1. Ter disciplina

Isso é básico – e muito desafiador. Todo bom resultado exige algum tipo de esforço (quando parte do esforço é dedicada aos 8 “mandamentos” anteriores, o esforço tendo a ser menor nesta fase que exige muita disciplina). Esforço está muito ligado a disciplina. Agenda, planejamento e regularidade ajudam. E relembre o “1º mandamento”: tem que querer fazer, e queira fazer o melhor!

 

  1. Revisar tudo, sempre

Revisar bem as coisas aumenta a chance de acerto. Seja um texto, um relatório, uma coisa que quer dizer a alguém. Quanto mais você revisar, mais vai poder caprichar, pensar melhor, ter ideias complementares, reduzir os riscos e… fazer um trabalho bem feito!

 

Se você gostou do conteúdo deste texto, entre na página de contato do nosso site (www.prescriptum.com.br) e solicite o envio do e-book sobre o assunto.

 

2 opiniões sobre ““Os 10 Mandamentos de um Trabalho Bem Feito” – Parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *